Edição profunda do módulo

Boa tarde.

Já trabalhei anteriormente com engenhaia em uma marcenaira usando Topsolid e WPS, em WPS que roda em sketchup como os módulos criados eram meus eu editava os módulos padrões a fim de obter variações necessárias aos meus projetos. No Hellomob eu fiz uma edição de colocar a porta de um módulo superior passando 25mm para baixo da caixa e aparentemente funcionou a furação, eu reproduzi as coordenadas dos furos das dobradiças e portas que verifiquei no cortecloud para validar a idéia

Posso fazer estes tipos de edições sem problemas?
Se não for funcionar o hellomob avisa que ta errado?

Posso editar altura e posicioamento e folgas das gavetas sem dar problemas?

o que posso editar tamanhos que não atrapalha?

Há alguma maneira de aparecer acessórios e ferragens que será usado no projeto do sketchup?

1 curtida

O Hellomob tem uma lógica bem diferente desses sistemas que você já tem experiência. Você até consegue alterar os Atributos de Componente na mão (como você fez descendo a porta 25mm), mas a o plugin não foi feito para isso e não é uma prática recomendada.

O maior perigo aí é que o Hellomob não avisa se estiver errado. Ele não sinaliza colisão de componentes ou furos encavalados quando a gente altera os módulos manualmente. Na melhor das hipóteses, o Cortecloud barra o projeto na hora de exportar. Na pior, o arquivo passa, a máquina da central lê os comandos forçados que você criou e a peça vem usinada errada.

Isso vale para altura, posicionamento e folgas de gavetas. Se a alteração não estiver disponível nas janelas nativas do próprio Hellomob, alterar “na marra” pelo SketchUp pode dar muita dor de cabeça na hora da montagem.

Eu mesmo acabo fazendo algumas edições manuais nos meus projetos e crio módulos não nativos, mas faço com total consciência de que pode dar erro na central, então a conferência para minimizar os riscos tem que ser redobrada.

Sobre as ferragens: o plugin oculta a maioria delas para o arquivo 3D não ficar pesado e travar o computador. A melhor saída é baixar os acessórios e ferragens externas lá no 3D Warehouse e adicionar no seu projeto apenas para compor o visual para a apresentação ao cliente.

Obrigado pelas considerações, sobre os programas o Topsolid totalmente diferente, o WPS em sketchup vejo algumas semelhanças ao Hellomob mas com a condição de eu criar os módulos e tive que criar várias vezes itens malucos. Entendo a lógica do Hellomob por ser mais democrático realmente fica mais leve se não tiver os componentes visíveis no projeto, poderia ter um modo que aparece os componentes e a furação ser atrelada ao posicionamento do componente, eu trabalho em projetos de móveis deste 1999 e há 17 anos com projetos sendo executado por maquinas automáticas e mesmo sendo móveis padrão sempre tem cliente que quer algo a mais para testar nossa capacidade e por isto creio que um modo de projetar mais livre talvez ajudaria muitos, mas para isto funcionar não deveria ser aberto a todos para não haver chances até de quebrar as maquinas, já tive algumas situações que na furadeira Flexdrill de aonde eu trabalhava ter peças de móveis que necessitava não de um operador padrão, mas de alguém que realmente entendesse das limitações da maquina mesmo sendo um produto viável poderia ter situaçõies adversas que poderia acontecer na usinagem da peça.