Diferença espessura MDF

Gostaria saber o pq existe essa diferença na espessura de um modulo para outro.
O modulo esquerdo é um nicho e o direito é um balcão, isso ocorre tanto no tampo como na base do módulo, ambos possuem a mesma medida e mesma espessura de MDF.





1 curtida

A espessura é definida na aba de materiais do hellomob, e separamos os materiais por aplicação, corpo, fundo, frentes, travessas, tamponamento… Temos que ficar atentos para por a mesma espessura em todas as aplicações.

Como falei no post, As espessuras são as mesma. É o mesmo material, mesma espessura, mesma marca, mesma cor, mesmo tudo. Essa diferença ocorre somente no nicho.
Consegue me ajudar? O projeto está parado pois não sei oque faço para arrumar isso

O modulo dos Nichos. o das camas e outros estão com problemas, tambem estou passando por isso… O problema esta na espessura das chapas, ao invés de 18mm, está ficando com 18,30 ou 18,20mm ai na soma total do projeto acontece diferenças significantes e que pode comprometer o resultado final

1 curtida

É bug do soft?
Eu entrei em contato com as centrais que eu trabalho e ninguem sabe me informar, tentei contato com a serrabits por tel mas não me ajudm tbm. Ele não possuem um atendimento para marceneiro, apenas clientes direto, que no caso são as centrais.

Sim, me parece que o software esta com esse problema, faça o teste ai, meça a espessura da chapa desses modulos e mande um foto aqui…. Eu medi e o mdf de 18mm deu entre 18,20 e 18,30mm, por enquanto eu encontrei esse problema nos modulos de nichos, camas e gaveteiro horizontal

Ia abrir um tópico, pois estou com mesmo problema, ai vi esse aqui.

Tem mais de semana que to tentando fazer um projeto aqui usando o Hellomob, se tivesse feito tudo na modelagem manual, ja tinha acabado… acaba que como estou vendo um tanto de bug erros no programa vou ter que recomeçar tudo de novo do zero e manualmente, não esta dando pra confiar em nada do plugin, e olha que é as coisa mais simples.

Atualizando

acaba ue acabei identificando o erro no cod de programação do modulo.

Mais imagina so ter que fazer esse tipo de ajuste em cada modulo peça por peça?

Boa tarde a todos,

Gostaria de destacar neste tópico que não realizamos modificações ou incrementos no Hellomob há algum tempo. Como todos já devem estar cientes, nossos esforços estão voltados para o desenvolvimento de uma tecnologia proprietária visando entregar a melhor experiência possível de modelagem 3D de móveis voltados para a terceirização em centrais de serviço.

Dito isso, @GuilhermeStudio, após analisar toda a discussão que se desenrolou neste tópico, entendi realmente qual é sua dúvida. Não se trata de um bug, mas sim de um comportamento esperado. Em alguns módulos específicos , embora não possa listar todos neste momento, existe um comportamento chamado “espessura de segurança”, que adiciona aproximadamente 0,3mm à espessura de algumas peças. Esta foi uma ideia parcialmente implementada até o final de 2019, mas que não abrange todos os módulos da biblioteca do Hellomob.

O fato é que, sim, existem pequenas variações nas espessuras das chapas, seja para mais ou para menos. Isso varia de acordo com a marca, o lote de fabricação, a estação do ano, o clima, entre outros fatores. Essa implementação parcial foi uma tentativa de amenizar a percepção dessa variação na união de vários módulos. Em alguns casos, ao unir dois ou mais módulos, acabava-se aumentando alguns milímetros na medida final do móvel.

Entendo que para alguns isso possa parecer estranho, essa variação de medida, mas frações de milímetros - perceba que eu disse frações - são uma realidade. O valor aproximado de 0,3mm, presente em alguns módulos do Hellomob, não comprometerá em nada a montagem ou a estrutura do móvel.

:rotating_light: :rotating_light: :rotating_light: Agora, se estiver havendo uma variação de espessura no projeto, por exemplo, onde está definida uma espessura de 15mm e está ficando com muito mais que isso, tipo 16mm ou mais, isso é um problema que devemos investigar. Uma dica que dou é ativar a precisão de duas casas decimais na unidade de medida do SketchUp, o que facilita essa aferição de medida com mais precisão.

@walther_aa, percebi que esta fazendo alterações na tela de atributos do componente. Em nenhum cenário recomendamos fazer alterações pela tela de Atributos do Componente, somente pela tela de Opções do Componente. É de sua total responsabilidade qualquer alteração feita nos módulos via Atributos do Componente, pois cada atributo programado ali impacta o módulo de alguma maneira. Se atribuir valores que não são esperados pelo “interpretador” do Hellomob dentro do Cortecloud, sua lista de peças poderá ser comprometida, gerando peças com medidas diferentes e/ou furações erradas.

Qualquer outra duvida estamos a disposição pessoal. Abraço.

2 curtidas

Entendi o que vc explicou, mais como vc mesmo disse pode ter variações tanto pra mais como pra menos (ou seja, é quase impossível fazer esse acerto ), se essa variação fosse no caso para as medidas de Largura altura etc, ate que faria mais sentido uma vez que isso realmente pode mudar na hora do corte.

Porem a espessura na verdade é só pra identificar qual dentre as opções (6mm,15mm,18mm,25mm etc) qual vai usar, independente de colocar +0,3mm ou -0,3mm, a central vai pegar essa peça e não vai ter uma alteração na espessura. Isso vai do que tem em cada central e a variação que tem de cada central ou seja vai da sorte :slight_smile:

No meu caso o que mais importa é ter a representação correta da espessura (15mm) , fiz um comparativo com e sem a alteração do parâmetro e no final realmente como é um parâmetro acaba que ela faz tudo correto, porque refaz o calculo com os 15mm e logicamente todas as medicas que estava acrescentando esse valor de 0,3 mm perderam esses 0,3mm que é o que no meu caso preciso.

Sem falar que gerar um tanto de medida quebrada.

Obs: se for analisar em qualquer situação faz mais sentido esse tipo de correção na Largura, comprimento etc, do que na espessura.

Pra mim foi uma descoberta preocupante ja que as vezes utilizo a central e as vezes faço eu mesmo o plano de corte, e quando um chapa tem as espessura de 18mm e 18,30mm o plugin de plano de corte identifica como duas chapas diferentes, ocasionando em um plano de corte totalmente errado. Fico na torcida aqui pra que encontrem uma solução viável e tenhamos mais liberdade para projetar, mas Fico também cada vez mais encorajado a fazer um curso de Promob, o Hellomob parece realmente parado no tempo.

1 curtida

@AlexS entendo seu ponto, mais de fato a nossa intenção com o hellomob seria facilitar a elaboração de projetos e terceirização de serviço com centrais parceiras do cortecloud, o hellomob não foi pensado para ser uma solução de produção interna muito menos para exportar informações para outros otimizadores que não seja no cortecloud.

Pelo que foi falado ali em cima está bem claro que não é um bug e tão provável não terá nenhum ajuste nesse sentido :(.

Creio que essa comunidade agora é só pra dúvidas simples… questões de atualização correção, mostrar bug etc., pelo jeito não faz mais sentido algum.

Esses dia mostrei um bug aqui das peças gerando meditas totalmente absurdas ficou por isso mesmo.

Médidas totalmente divergentes - Módulos e categorias do Hellomob - comunidade hellomob

@walther_aa sim, de fato, essa e qualquer outra comunidade são com o intuito de sanar duvidas simples, recorrentes e instruir os usuários das soluções. Caso seja um caso mais técnico sempre recomendamos abrir um chamado via site do cortecloud, pois por lá as interações são em tempo real e nos permite usar ferramentas de suporte que não são possíveis usar por aqui.

Quanto a atualizações e correções, como já foi cita e temos um tópico especifico disso aqui na comunidade, estamos desenvolvendo do zero uma tecnologia que substituirá o hellomob atual, e nossos esforços estão voltados para esse desenvolvimento.

Novamente, caso esteja enfrentando algum problema com o hellomob que lhe impossibilite de avançar com o projeto, pode publicar aqui, sempre que possível estamos verificando os tópicos criados, mais se é algo que lhe empeça de avançar com a terceirização do seu serviço em alguma central parceria do cortecloud o ideal é que abra um chamado de suporte dentro do cortecloud, mesmo que a origem do problema seja o hellomob.

1 curtida

@muller_basso sim, apenas citei uma pratica que muitos marceneiros utilizam, Entendo que o Hellomob foi desenvolvido para a utilização nas centrais, mas a verdade é que eu não sinto confiança em projetar com medidas diferentes das quais vou realizar o trabalho, A adega por exemplo, esta com esse problema, e são várias travessas posicionadas sequencialmente, o impacto no resultado final pode ser grande, pra quem vai fazer tamponado tem que ter precisão milimetrica, até da para calcular por fora, por no papel e conferir tudo, mas acredito que esse não seja o intuito do plugin, enfim, atrapalha demais.

1 curtida

Por experiência própria, em projetos recentes ( 2024 ) feito com o hellomob, não tivemos problema relacionados a variação de espessura do projeto.

Estou usando nichos, adegas que foram citados nesse tópico que tem essa variação de espessura.

cozinha_sao_jorge ‐ Feito com o Clipchamp

2 curtidas