Sarrafo para estruturar um mochileiro

Gente fiz um armário em L com uma prateleira de 1,35 metros, me informaram que o MDF costuma a sofrer flexão com vãos acima de 80 centímetros, por isso me aconselharam a colocar um sarrafo em baixo da prateleira faceando com a borda frontal.
Para fazer esse sarrafo usei a opção “tampo para tamponamento” e fiz com 70 milímetros copiando assim a largura do sarrafo que já vem pré configurado na peça “prateleira avulsa com sarrafo”. Minha duvida é:
01 - Realmente é necessário esse sarrafo para estruturar esse mochileiro?
02 - Se sim, eu fiz da maneira correta?

Muito obrigado meus amigos!


1 curtida

Olá

Essa é uma discussão bem interessante, de fato vão muitos largos podem fazer com que as prateleiras de mdf sofram empenamentos. Fixa as prateleiras nos fundo também é uma maneira de prevenir esse empenamento.

Quanto aos sarrafos, acredito que possa ser uma opção interessante, mais não sei te dizer a eficácia desta técnica pois nunca utilizei ela.

Eu fiz, o projeto do meu quarto usando este módulo em L, onde um dos vão tem 950 mm de largura, e não estou tendo problemas.


Posso então usar um “pinásio avulso” aonde tem o encontro das faces frontais do armário? (vou mandar uma imagem para exemplificar) Posso então aumentar o recuo do maleiro e da prateleira para encaixar esse pinásio ali faceando ambos?

Sim, é uma opção, no meu caso, eu fiz assim, pois o vão de 950 mm eu usei portas de correr e o outro, de 450 mm, usei porta de giro com a dobradiça 165°.