Variação da espessura da chapa de MDF

Para módulos internos de armários, como exemplo gaveteiros, precisamos considerar algum desconto na largura deste modulos devido a possível variação de espessura das chapas…
Exemplo: se tenho um vão de 600mm, ao incluir um gaveteiro devo considerar largura final da caixa do gaveteiro 598mm?

Exemplo 2: se um armário dem 1200mm de largura total, devo considerar um sarrafo para tamponamento superior com 1202mm?

Obrigado pelo suporte de sempre

Olá @reginaldo

Sim sabemos que existe essa variação na bitola da chapa, e mesmo que ela não venha da fábrica com a dilatação, isso ocorre normalmente, principalmente quando não é aplicada fita de borda nos topo do MDF.

Tendo em mente isso temos uma funcionalidade AUTOMÁTICA, ( ou se não é possível mudar o valor dela) chamada espessura de seguran, onde o sistema já calcula frações de milímetro a mais na espessura das chapas.

Muller
Essa funcionalidade AUTOMATICA, siginifica que não preciso em nenhuma situação me preocupar com variação e atribuir descontos manualmente?
Então conforme o exemplo que dei se tenho uma caixa de armario com vão de 600, posso colocar uma outra caixa de gaveteiro com pinasio deitado por exemplo e encaixar esse gaveteiro sem nenhum desconto MANUAL de 1mm na largura total do gaveteiro? Não corremos o risco de não encaixar?

Muller
Essa funcionalidade AUTOMATICA, siginifica que não preciso em nenhuma situação me preocupar com variação e atribuir descontos manualmente?
Então conforme o exemplo que dei se tenho uma caixa de armario com vão de 600, posso colocar uma outra caixa de gaveteiro com pinasio deitado por exemplo e encaixar esse gaveteiro sem nenhum desconto MANUAL de 1mm na largura total do gaveteiro? Não corremos o risco de não encaixar?

Olá @reginaldo correto.

Uma dúvida em relação as espessuras da chapa. Por exemplo, quando vou projetar um balcão de cozinha, com vários módulos, um ao lado do outro (gaveteiro, porta pano, portas e basculantes) consigo colocar isso no Sketchup - suponhamos que a soma da largura dos módulos no Sketchup vai dar 3.000mm, mas sabendo q as chapas nunca vão ter exatamente a mesma espessura (tendo fração de milimetros de diferença), ao montar os modulos isso vai dar 3.010mm, por exemplo. Como projetar isso de forma correta? Nessa situação, a cada modulo dou um ‘desconto’ ?