Desenvolvimento da próxima versão do Hellomob

A proposta do Hellomob é ser uma solução de módulos universais, gratuitos e integrados ao Cortecloud, ele foi desenvolvido para facilitar o trabalho do profissional moveleiro ao terceirizar os serviços com o Cortecloud.

O plugin, juntamente com a biblioteca e as integrações com o processo de componentes e furação, começaram a ser desenvolvidos em meados de 2013, numa época onde as políticas de uso do SketchUp eram diferentes, onde era possível o profissional moveleiro utilizar o SketchUp na versão Make (gratuita) sem grandes restrições. Com o passar do tempo as políticas de uso do SketchUp mudaram, passando a exigir a compra da versão Pro do SketchUp para todos os usuários que de alguma forma obteriam algum tipo de renda através do modelo 3D manipulado dentro do SketchUp.

Diante dessa situação, em 2019 a Serrabits começou um trabalho para reescrever todo o seu ecossistema de módulos, utilizando tecnologias que permitissem a entrega de novas funcionalidades e interação 3D, que deveriam funcionar através do SketchUp e também de outros meios.

Além de buscar e poder proporcionar maior independência de ferramentas de projeto 3D para os usuários, havíamos levantado uma lista com funcionalidades importantes e que deveriam existir na nova tecnologia de módulos, dentre elas podemos citar a furação e usinagem de 100% das conexões entre as peças do projeto, possibilidade de mudar a marca e modelo das ferragens e componentes de acordo com o que a Central de Serviços oferece, validar a colisão de peças e componentes no projeto, além de expor mais opções de configuração para os módulos e outras categorias de módulos. Não podendo deixar de citar, que tudo isso e o que ainda está no roadmap de desenvolvimento, precisa estar 100% coberto por testes automatizados, que nos permitem garantir a integridade das configurações e integração com todos os equipamentos de corte, borda, furação e usinagem das Centrais de Serviços do ecossistema do Cortecloud.

Desde 2019 estamos trabalhando para desenvolver essa nova base tecnológica, além de adequar o Cortecloud como um todo para lidar da melhor forma possível com essas e outras funcionalidades que precisam estar conectadas aos processos de terceirização de serviços de movelaria.

Devido a maneira como os módulos foram desenvolvidos no plugin 1.0, entre 2013 e 2020, a restrição tecnológica imposta pelo próprio ambiente do SketchUp, chegamos a conclusão de que não é seguro para a integridade dos projetos feitos através do plugin realizarmos mudanças e incrementos na biblioteca de módulos que está no ar atualmente, pois além do bloco 3D em si, temos que garantir o pleno funcionamento com todos os processos da produção e montagem do móvel.

Este trabalho de reconstrução está sendo feito desde 2019 e ele é bastante extenso, pois além da revitalização da biblioteca de módulos, é necessário considerar a integração com todos os processos produtivos, múltiplas plataformas de projetos, dezenas de fabricantes e modelos de ferragens, componentes e equipamentos do chão de fábrica, múltiplos idiomas e países. Alguns resultados do trabalho já estão disponíveis, um deles é a modalidade de Serviços com Módulos no Cortecloud. Estamos empenhados para que o plugin atual (1.0) siga funcionando da forma mais estável e previsível possível, e seguimos trabalhando para poder entregar uma nova e mais completa experiência de terceirização de serviços através do Cortecloud 2.0 , isso contempla todo o ecossistema (inclusive os plugins de 3D que se conectam a ele). É muito difícil apontar uma data de lançamento para que tudo isso esteja pronto, dentro de algum tempo poderemos abrir o Alpha e posteriormente o Beta para alguns usuários da comunidade, e esperamos ter grandes novidades para o próximo ano (2024).

Atenciosamente

Junior Conte
Co-fundador e CTO
Serrabits Tecnologia

7 curtidas

Boa tarde a comunidade!
Gostaria de aproveitar a explanação para expor uma dificuldade em utilizar módulos junto com outras peças não usinadas no mesmo serviço.
Seria ideal a possibilidade de unir serviços de módulos com serviços completos ou a inserção de peças por importação de lista de módulos como tem no serviço completo.
Hoje os projetos tanto contemplam módulos como uma grande quantidade de peças que não são usinadas e para serem inseridas no serviço de módulos através de busca na biblioteca e edição de uma a uma não é produtivo
O ideal seria poder unir os cortes de serviço completo e Módulos na seccionadora com a emissão das etiquetas com posterior sequência de trabalhos na produção
A união de peças e plano de corte de serviços diferentes não influenciam nós serviços posteriores
Grato por poder expressar minha opinião e sugestão.

Olá @Luiz

Bem observado, estamos desenvolvendo a nova versão do Cortecloud com suporte para agrupar serviços de diferentes tipos para gerar uma otimização mais aprimorada e permitir facilmente editar módulos, peças e tiras que devem compor o mesmo orçamento.

Explicando de uma maneira simplificada, na versão atual, peças e tiras compartilham de uma estrutura similar no Cortecloud, módulos feitos via Serviços Módulos outra estrutura e módulos provenientes do plugin para SketchUp são ainda de outra estrutura de dados, por isso não podem ser todos unidos e tratados juntos, mas isso vai mudar e ficará tudo integrado e poderão ser orçados juntos na nova versão.

1 curtida

Olá Júnior
Que boa notícia, ótima notícia!
Desta forma poderemos aproveitar o máximo de todas as formas de trabalho
Aguardaremos ansiosamente.
Grato!

1 curtida

Aguardo ansioso por estas e outras implementações, como por exemplo, diversas opções de puxadores, possibilidade de abertura de portas e gavetas. Torcendo aqui para a brevidade destas mudanças e novidades. Grande abraço.

1 curtida

CorteCloud 2.0?
Ninguem liga pro CorteCloud.
Acompanho a comunidade desde 2019, nunca vi ninguem pedindo ou indagando sobre querer atualização do Cortecloud, o Hellomob sempre é mencionado e a cada dia aumenta os pedidos e reclamações sobre o fato

Olá @GuilhermeStudio , conforme eu descrevi no inicio deste tópico, o Hellomob é uma solução de Módulos universais, gratuitos e integrados ao Cortecloud! , essa é a chamada que pode ser vista no site hellomob.com.br

O Hellomob é desenvolvido pela mesma equipe do Cortecloud, é 100% dependente do mesmo, e tem como proposta de valor ser uma solução de projetos que permita mais facilmente chegar do projeto até a produção terceirizada do Cortecloud.

Concordo contigo que é possivel utilizar o Hellomob de outras maneiras (apenas para projetar e renderizar, gerar lista de peças para produzir internamente na marcenaria, etc), porém, essas aplicações não fazem parte da proposta de valor do Hellomob. A título de curiosidade, o Hellomob é gratuíto para o usuário, porque a Serrabits recebe uma pequena comissão da Central de Serviços caso o projeto feito pelo Hellomob chegue até a produção através do Cortecloud, e a Central paga essa pequena comissão devido ao fato dos serviços recebidos desta forma possuirem uma especificação mais completa (mais peças cortadas, fitadas e furadas), além de reduzir o tempo necessário de todos os envolvidos no processo. Imagine o que seria calcular, listar e lançar cada peça, fita e furo manualmente, deste modo, quando um serviço do Cortecloud é produzido via Hellomob, todos ganham.

Estamos trabalhando para oferecer uma experiência mais ampla com o Hellomob, outras maneiras de utilizar com outras propostas de valor, porém, isso está nos exigindo a reconstrução, trabalho que estamos empenhados desde final de 2019 (entenda por reconstrução, não apenas o plugin, mas tudo o que está conectado a ele, principalmente o próprio Cortecloud). Se me permite utilizar uma analogia, falar de refazer o Hellomob sem refazermos o Cortecloud, seria equivalente a tentar construir um apartamento na cobertura sem antes construir uma boa fundação e todos os andares que ficam abaixo dele.

Nossa perspectiva, é que teremos um plugin atualizado em 2024, mas ainda assim, será integrado ao Cortecloud (voltado para terceirização, como é hoje). Digo isso, para que os usuários que possuem outras necessidades que não estas, possam acomodar suas necessidades específicas através de outras ferramentas e soluções.

4 curtidas

Entendi.
Então para atualizar o Hellomob, o cortecloud precisa tbm estar atualizado?

1 curtida

@GuilhermeStudio a resposta curta para pergunta é Sim :slight_smile:

A boa notícia é que já estamos em um estágio avançado deste trabalho, e teremos o novo plugin Hellomob para SketchUp ao final deste processo, previsto para entrar no ar em 2024.

6 curtidas

Muito bom… Já me sinto mais seguro assim.
Muito caro este sketchub.
Minha esquadrejadeira. já esta até enferrujando, só uso ela para fazer puxador cava as vezes.

pq não fazem um app, parecido com o plugin do sketchup? ou promob?

Olá amigos!
Essa é a minha tristesa até o momento, o que vejo é que, muitos colegas aqui na minha cidade e região estão migrando para o Promob, e muitos outros estão desenhando puramente no sketchup (criando seus modulos ou comprando modulos para sketchup) e usando aplicativos para explodir e fazer plano de corte.
Não entendo de criação de app nem de software, mas sinto e vejo que a dificuldade de criar ambiente no cortecloud e a falta de atualização do hellomob, está fazendo a comunidade, a migrar para outros rumos. Pelo menos é o que vejo aqui na minha região.

Olá a todos!

Entendi. Realmente sinto falta de uma atualização no hellomob a bastante tempo, mais entendo a dificuldade, visto que agora o sketchup é bem mais restritivo.
Só para deixar o meu testemunho: eu uso bastante o hellomob ainda na versão 2017 Make e me atente muito bem até hoje. Torço muito para que seja finalizada esta nova versão e que ainda possa funcionar no bom e velho Sketchup mencionado acima. Sei que uma hora ele vai estar muito defasado e espero ter uma nova solução prática e acessível a todos para continuarmos usando e fazendo os serviço, pois na minha opinião, revolucionou o mercado e tem ajudado muitos profissionais, inclusive a mim.

Qualquer novidade, nos avisem por favor.
Um abraço.

2 curtidas

Olá Júnior
Boa Noite!
Como está o desenvolvimento, 2024 chegando…
Abraços

1 curtida

está ocorrendo um problema com balcão inferior no cortecloud. A dobradiça da porta direita não fica na mesma altura da dobradiça da porta esquerda.

Alguma posição sobre a atualização do Hellomob? Ou pelo menos a correção dos bugs que perduram todos esses anos, tipo a questão das texturas, adiciono um móvel, ele vem com uma textura diferente da que está linkada na lista de materiais, toda vez tenho que modificar o material pra uma segunda cor aleatoria, pra depois selecionar o material correto e ai sim aparece a cor certa na viewport. Tambem devia ter uma opção mais intuitiva e rápida de aplicar materias que já estão no projeto, sem ter que modificar toda vez um por um.