Como trabalhar com projetos grandes sem travar o sketchup e o hellomob

Se você não dispõe de uma boa máquina (pc) em alguns momentos trabalhar com modelagem 3D pode ser um pouco frustrante, ocasionando lentidão no carregamento de processo, falhas e em algumas situações extremas a perda de arquivos.

Como amenizar esse problema?

Uma ferramenta muito importante que o sketchup tem, que muitos usuários desconhecem e muitos instrutores ignora, são as CAMADAS.

  • Uma dica que recomendo para todos que converso é: Independente do tamanho do projeto, sempre trabalhe com camadas.

    • Criando uma camada para cada ambiente , você consegue deixar invisível um ambiente já projetado, liberando mais memória Ram e deixando o processador livre para trabalhar especificamente no que interessa no momento.

  • Uma segunda opção que teria, é dividir seu projeto em vários SKP’s.

    • Em cada um fazer um ambiente diferem. No momento de gerar a lista, será gerado individualmente, mas no cortecloud vc pode unir os serviços para ter o máximo aproveitamento do material.

Mas fazer o projeto em SKP’s separados pode gerar um pouco mais de trabalho na hora de fazer a apresentação de seu projeto para o cliente final. Por esse motivo particularmente prefiro e tambêm oriento que trabalhem com camadas.

2 curtidas

Olá,

eu queria aproveitar esse tópico para perguntar sobre o tamanho do arquivo. Estou fazendo dois projetos no hellomob, um apartamento e uma livraria. No projeto do apartamento eu estou conseguindo resolver muita coisa com os módulos prontos do hellomob, já no projeto da livraria eu estou tendo que usar muitos módulos de peças avulsas, e portanto o arquivo está maior. O projeto do apartamento (módulos prontos) está com 218MB, o projeto da livraria (muitos módulos de peças avulsas) está com 573MB. Mesmo trabalhando em camadas, os arquivos estão bem lentos… No começo eu achei que era minha máquina que não era muito robusta, mas esses tamanhos de arquivo não são normais em arquivos de sketchup. Eu queria confirmar se é comum os arquivos .skp feitos com hellomob ficam grandes assim mesmo, ou se eu estou fazendo algo errado…

Obrigado!

Olá @glupo , é normal que arquivos com peças avulsas fique maior, pois na modelagem dela, os componentes (vb, minifix, parafuso…) fazem parte do arquivo, isso faz com que ele fique mais pesado.

Esse e outros problemas de desempenho serão resolvidos na próxima versão do plugin.